Lindas, leves e ideais para os dias quentes, as sandálias são indispensáveis no dia-a-dia de qualquer mulher estilosa. Aprenda a combinar sandálias com seu guarda-roupas sem erro e crie looks incríveis.
Paixão do grande público feminino, as sandálias nunca saem de moda. Bastante confortáveis, elas são ideais para os dias quentes, em que não queremos nada cobrindo muito nossos pés. E em um país de clima tropical como o nosso, elas muitas vezes nem sai da lista de sapatos que mais usamos: mesmo no inverno, naqueles dias menos frios, é possível fazer boas combinações. Ou seja, sandálias são um must-have.
Versáteis, esses delicados calçados também unem estilo e leveza a qualquer look. Hoje encontramos no mercado diversos tipos que contemplam todos os gostos, tais como rasteiras, salto (alto, plataforma, médio ou baixo), anabela, espadrilhas, tamancos, entre outros. Para toda ocasião há uma modelo certo para você.
Mas dentre tantas opções, como combina-las com cada tipo de roupa sem errar? Se tratando de peças leves e, na maior parte das vezes, delicadas, é um pouco difícil fazer composições com sandálias que não fiquem boas. Porém, trouxemos algumas dicas que poderão facilitar sua vida no momento de escolher o look do dia de acordo com cada tipo de roupa. Confira:
Vestidos
Sandálias e vestidos formam uma combinação certeira, já que ambos traduzem bem a ideia de frescor e leveza. No entanto, vale ficar atenta a alguns aspectos simples, como comprimento do vestido e tamanho do salto da sandália.
Vestidos longos: os modelos longos podem ser usados com a maioria das sandálias, mas evite solados muito grosseiros ou plataformas. Vestidos longos e informais, usados no dia-a-dia, ganham harmonia com sandálias mais baixas, como rasteiras, ou altas do tipo anabela, espadrilhas e tamancos. Em ocasiões mais formais, invista em vestidos com tecidos finos e/ou trabalhados (com rendas, bordados) e dê preferência absoluta às sandálias delicadas de salto alto – ou médio, caso preferir. Os modelos com tiras são sempre atuais e difíceis de errar na produção.
Atenção: o comprimento do vestido é fundamental para evitar que a canela apareça ou que você corra o risco de tropeçar no excesso de tecido; o tamanho ideal cobre os pés deixando uma parte do salto aparecendo. Quando optar por usar com rasteiras, lembre-se que o vestido não deve arrastar no chão!
Vestidos curtos: modelos com até um palmo acima do joelho podem ser usados com qualquer sandália, seja ela rasteira ou com salto alto; tudo depende da ocasião. Para sair à noite, você também pode optar pelos modelos de sandálias abotinadas, que cobrem mais os pés e conferem um visual bastante sofisticado.
Bermudas e Shorts
As bermudas e os shorts mais curtinhos saíram do status de roupa de verão para peça chique, dependendo do modelo e tecido.
O corte das bermudas, de maneira geral, é reto, o comprimento é próximo ao joelho e a maioria não fica muito justa nas pernas. Por isso, qualquer tipo de sandálias cai muito bem com essa peça.
Já os shorts pedem um pouco mais de cuidado por serem mais curtinhos e despojados. Como deixam as pernas muito à mostra, prefira combiná-los com camisas e t-shirts com pouco ou nenhum decote e abuse dos acessórios. E por que não complementar o look com um belo salto? Para ocasiões informais e passeios invista em belas espadrilhas, anabelas e sandálias de salto grosso, além das sempre confortáveis rasteiras.
Dica: bermudas ou shorts mais elegantes e trabalhados ficam lindos com sandálias de salto delicadas e são ideias para eventos noturnos.
Calças
Sandália com calça é tudo de bom! Com itens básicos é possível fazer uma combinação casual que pode servir para diversos compromissos, desde o trabalho até o encontro com amigos no fim de semana. A atenção aqui fica por conta do tipo de calça, já que o volume e formato da barra são muito importantes no momento de ornar com o calçado. Olhe só:
Calças com barra larga: flare, pantalona e corte reto. Os modelos flare e pantalona, que conferem volume ao look, ficam melhores quando utilizados com sandálias altas estruturadas, assim como anabelas, espadrilhes e tamancos, pois em conjunto alongam a silhueta e equilibram as proporções do corpo. O corte reto, por sua vez, vai bem com tudo, desde que o fecho da sandália fique por dentro da calça.
Calças com barra justa: skinny e legging. As modelagens mais justas são bastante fáceis de combinar com sandálias. O ponto máximo de atenção são o equilibrio do corpo com o sapato: prefira modelos mais delicados que dão impressão de “continuidade” da perna, como sandálias e rasteiras com tiras. Modelos com volume no tornozelo, como gladiadoras ou tornozeleiras não são indicadas, já que a maioria não cabe por dentro da calça e acabem criando o feito de “achatamento” nas pernas.
Saias
Assim como acontece com os vestidos, o combo “saia + sandália” é clássico e muito bonito. Por isso, é muito difícil errar no momento de criar uma composição. Vale aqui as mesmas dicas sugeridas para os vestidos quanto ao comprimento da peça, porém você deve considerar também mais um elemento que nesse caso compõe o look: o top. O que é importante, nesse caso, é equilibrar o estilo, cor e volume de toda a composição.
Minissaias: as minissaias ficam lindas com qualquer tipo de sandálias. Como deixam a maior parte da perna à mostra, é possível investir em modelos baixos ou altos com garantia de sucesso. Vale lembrar que a combinação minissaia e salto alto é bastante sensual e preferível para ocasiões especiais!
Saias longas: ficam bem com a maioria dos tipos de sandálias, mas evite rasteiras se você for baixa, pois o efeito “achatado” pode ser arrasador.
Saias volumosas: para equilibrar o look com saias volumosas, prefira modelos mais delicados, com tiras, e dê preferência aos saltos – de qualquer tamanho!
Próximas tendências
A primavera em breve chega e com ela o clima ideal para usar e abusar das sandálias. E o que será que vem de novo por aí? A seguir, selecionamos alguns modelos e imagens para você já ir se preparando para as novidades.
As sandálias gladiadoras voltam com tudo, em diferentes texturas e cores. Como conferem força e estilo a qualquer look, vale a pena investir nesse modelo.
As sandálias de tiras apareceram em diversos desfiles das semanas de moda primavera-verão 2016 e devem invadir as ruas, tanto os modelos com salto quanto as rasteiras.
Já as flatforms – mistura de flat (chão, rasteira) + form (de plataform, solado plataforma) – foi uma novidade super aceita no verão da Europa e EUA e devem chegar com tudo no Brasil. Com design inspirado na moda japonesa, possuem tiras e solado completamente horizontal, que podem ser de borracha, cortiça ou corda. São calçados super confortáveis e fáceis de combinar.
Agora confira alguns modelos de sandálias e rasteiras super estilosas disponíveis na loja física e virtual da Maurikatu. Tem um monte de modelos lindos e modernos para você arrasar!