Você chega em casa do trabalho e, de repente, recebe uma mensagem — são suas amigas chamando em cima da hora para conhecer aquele barzinho novo. Você abre o guarda-roupa e bate o desespero: “não tenho nada para vestir!”.
Já passou por essa situação? Então, confira algumas dicas para escolher roupas, sapatos e acessórios de forma rápida e prática. Acompanhe!
1. Pratique o autoconhecimento
O primeiro passo para economizar tempo e dinheiro com seu guarda-roupa é ter consciência dos seus gostos e dos lugares que frequenta. Não adianta, por exemplo, comprar por impulso aquele vestido com estampa colorida que está na moda, se você gosta de um estilo mais clássico ou prefere tons mais neutros.
Pergunte-se: eu preciso dessa peça? Onde vou usá-la? Ela combina com o resto das minhas roupas? Dessa forma, só entram no armário aquelas que têm o seu estilo, facilitando na hora de escolher seus looks. Uma boa dica é apostar em peças de roupa coringas.
2. Descubra o que favorece seu corpo
A única forma de descobrir quais roupas favorecem o seu tipo de corpo é provando. Nessa hora, avalie se a peça não está muito larga ou muito apertada, se ela realça alguma parte que você prefere disfarçar, se está no comprimento certo ou se precisa de algum ajuste.
Quando provar calças, tente sentar-se para ver se você está confortável. No caso de saias e vestidos, ande um pouco pelo provador e veja se não sobem e ficam muito curtos.
3. Fique atenta ao material
Apenas ao tocar o tecido, você já consegue reconhecer um bom material. Eles são mais macios e, geralmente, feitos de fibras naturais — como o algodão. Custam mais caro, mas é possível encontrar boas peças em várias faixas de preço.
Tecidos que mesclam fibras naturais e sintéticas também podem ser uma boa opção. Leia sempre a etiqueta interna, que informa a composição do produto e as instruções de lavagem para melhor conservação.
4. Avalie se a compra vale a pena
Pense em quantas vezes você vai vestir aquela peça. Vai usá-la semanalmente no trabalho? Ela é versátil e serve para diferentes ocasiões? Custa mais caro, mas é feita de um bom material e vai durar por mais tempo?
Então, vale a pena investir um pouco mais. Mas, se estiver procurando por uma roupa da moda, que você sabe que não vai usar por muito tempo, é melhor optar pela mais barata. A dica também vale para sapatos e acessórios.
5. Renove o look com acessórios
Com o consumo consciente, aquela regra que dizia para não repetir roupas ficou no passado. Além de ajudar o meio ambiente, reaproveitar suas peças também faz bem para o bolso.
Pensando nisso, que tal dar uma cara nova ao look com acessórios diferentes? É possível usar o mesmo vestido básico combinado com brincos e pulseiras de madeira para um visual mais informal, ou anéis e colares de pedrarias ou metais em uma produção para a noite.
Ganhar agilidade na hora de se vestir é uma questão de prática e compras certas. No tempo livre, tente montar looks coordenando roupas, sapatos e acessórios, e tire fotos. Esse exercício vai ajudar da próxima vez que surgir um compromisso em cima da hora.
Se você perceber que algumas roupas não entraram em nenhuma produção e já estão há algum tempo no fundo do armário, talvez seja hora de passá-las para frente e dar lugar a novas peças.
Como você viu, escolher roupas, sapatos e acessórios não é uma tarefa difícil. Basta ter organização e consciência na hora da compra, para montar looks incríveis para todas as ocasiões!
Gostou destas dicas? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mundo da moda!