Trabalhar em escritório com outras mulheres pode ser uma prova de fogo para qualquer senso de estilo e auto-estima. Saiba como reverter a “inveja branca” que muitas vezes toma conta do ambiente corporativo em pontos positivos para você.
Em todo ambiente de trabalho – principalmente em escritórios – há sempre aquela pessoa super estilosa, que parece ter um guarda-roupa gigante, repleto de modelitos, sapatos e acessórios diferentes. É tanto estilo e sofisticação que você já se pegou pensando em quanto tempo ela demora para se arrumar para o trabalho, uma vez que as combinações parecem ter sido minuciosamente calculadas.
Provavelmente essa mulher é um ser humano normal como você, que usa aquela camiseta velha nos dias de ficar em casa e já pagou mico com batom borrado nos dentes. Porém, quando chega ao trabalho ela está sempre deslumbrante e transbordando autoconfiança.
Nenhuma de nós gosta de admitir que as vezes nos sentimos intimidadas por outra mulher, ou mesmo com aquela pontinha de “inveja branca”, mas isso é algo bastante corriqueiro no ambiente de trabalho, principalmente por se tratar de um ambiente competitivo no qual damos duro para sermos levadas à sério.
Este é um péssimo hábito, mas às vezes projetamos nossas pequenas inseguranças – profissionais e pessoais – nessa fabulosa chefe ou colega de trabalho, obviamente de maneira bem injusta. O ambiente de trabalho obviamente não é o único lugar no qual as mulheres se sentem intimidadas por outras somente pela roupa que estão usando, mas definitivamente é o mais estressante, já que se trata de algo que vai muito além da aparência.
Ao invés de focar nessa pessoa bem sucedida – ao menos no universo fashion – nós devemos nos concentrar em maneiras de também sermos vistas positivamente, para além da nossa competência profissional. Por isso, apresentamos quatro conselhos que poderão lhe ajudar da próxima vez que ela abalar sua autoestima.
1.Nunca é tarde para mudar seu estilo
Foto: Reprodução | Wholistic Fit Living
Conviver com alguém com um estilo que você curte é importante para rever o seu próprio jeito de se vestir. Ao ver peças que caem bem na sua colega de trabalho, é possível avaliar e perceber qual tipo de roupa você gosta ou que também poderia ficar muito bem em você. E isso vale para tudo: tecidos, texturas, volumes diferentes. Mas atenção: isso não significa que você será uma cópia da outra pessoa. Certifique-se de que você está buscando inspiração, não tentando se vestir igual. Mescle peças parecidas com as que você gostou de ver na sua chefe ou parceira de trabalho com seu próprio estilo.
2. Lembre-se que seu trabalho fala por você
Foto: Reprodução | Huffington Post
Há uma frase que diz “vista-se para o trabalho que você deseja, não para o que você tem”. Provavelmente você já se deparou com alguém super bem vestido no trabalho no mesmo dia em que estava sem pique para fazer uma boa produção. Isso acontece com todos. Nessas ocasiões, se levarmos a frase acima a sério, estaríamos almejando uma vaga bem ruim, tamanho nosso desleixo.
Se vestir bem no trabalho é de bom grado, pode aumentar sua visibilidade em determinadas ocasiões e sem dúvida causa uma ótima primeira impressão. Porém, não esqueça que o você faz no seu trabalho é a coisa mais importante do seu emprego e você é reconhecida por sua competência. Em um ambiente profissional, a aparência fica em segundo plano.
3. Faça amigas, não falsas rivais
Foto: Reprodução | Canadian Business
Pode parecer difícil ser amiga daquela mulher linda, que se veste maravilhosamente bem e que tem cara de antipática. Mas você já tentou conversar com ela para conhecê-la melhor? Quando você de fato conhece uma pessoa que num primeiro momento pareceu intimidadora, mas que no fundo é um ser humano como você, é um grande alívio.
Além de tirá-la do pedestal que você criou na sua cabeça, todas as ideias pré-concebidas sobre ela podem cair por terra; e mais: pode ser que vocês tenham muito mais em comum do que parece. No pior dos casos, vocês podem não virar amigas, mas você pode aproveitar os poucos momentos juntas para perguntar sobre dicas de maquiagem.
4. Perceba que você se veste melhor do que imagina
Foto: Reprodução | Shoppist
Quando nos comparamos com outras pessoas, especialmente nesse ambiente tão competitivo como é o trabalho, temos a tendência de minimizar todas as coisas positivas que fazemos – e isso inclui nosso jeito de se vestir. Cada mulher tem um senso de estilo muito único, que reflete de maneira muito particular nossos gostos e anseios. Por isso, não há razão para competir nesse quesito com a colega: cada pessoa tem estilos diferentes e todos eles são bonitos.
Um dia de trabalho é desgastante o suficiente sem você focar no que a outra pessoa está vestindo. É sempre mais fácil ver os pontos positivos do estilo de alguém naqueles momentos em que sua insegurança está aflorada (principalmente na TPM), mas não se esqueça que aquele seu casaco diferente ou o tom do batom que você usa e todo mundo adora são exclusividade sua. E seu mérito de estilo também!