Confira truques de maquiagem geniais e economize tempo – e dinheiro! – na hora de se maquiar.
Toda mulher que gosta de maquiagem sabe que leva tempo e paciência para aperfeiçoar as técnicas de aplicação. Descobrir o qual a tonalidade exata do seu rosto, seu formato, o quanto de produto é preciso aplicar (e como aplicar!) são aprendizados que se adquire com o tempo, mas que garantem uma maquiagem cada vez mais bela e natural.
Porém, com algumas dicas básicas, você não precisa se tornar uma profissional para conseguir um look lindo. Melhor ainda: não será necessário gastar tanto tempo nisso. Uma vez que você encontra sua rotina de maquiagem, é possível aperfeiçoar a ténica aos poucos e ressaltar os pontos fortes do seu rosto, minimizando outros que não são seus favoritos.
Para ajudá-la nesse processo, apresentamos 10 dicas e truques básicos e simples que farão toda a diferença. Confira!
#1. Blush no lugar certo
Antes de aplicar o blush é importante entender o formato do seu rosto. O blush não tem apenas o poder de adicionar cor, mas também contorna e define a área da bochecha. A maneira como você o aplica pode acentuar os traços do seu rosto, revelando ainda mais sua beleza, ao mesmo tempo em que suaviza os pontos mais proeminentes.
Confira o tipo de aplicação ideal para cada rosto:
Imagem: Estilo Catraca Livre
#2. Olhar iluminado
A escolha dos locais a serem iluminados é fundamental na hora de criar um olhar bonito e natural. Os tons iluminadores (nudes, cremes e perolados) devem ser aplicados na parte interna dos olhos, próximas ao nariz, no meio da palpebra superior e bem rente ao fim da sua sobrancelha.
Sempre aplique as cores claras primeiro e então continue com os tons mais escuros.
Imagem: Makeup Geek
#3. Lábios macios
Não dá para investir em um batom de uma cor linda se os lábios não estão saudáveis e lisos.
Você pode usar uma escova macia para esfolia-los delicadamente e retirar as células mortas, que insistem em aparecer principalmente no frio.
Para um melhor resultado, faça um esfoliante labial em casa, misturando açúcar e mel ou óleo de coco e aplicando sempre que achar necessário ou, no mínimo, duas vezes por semana.
Imagem: Elizabeth Griffin
#4. Olhos maiores e naturais
Dessa vez não estamos falando do tradicional lápis preto, mas sim dos brancos ou nudes. Ao aplicá-lo na linha d’agua você “abre o olhar” e garante um look bem bonito e natural. Se você ainda não tem um lápis dessa cor, vale o investimento: a diferença é bastante perceptível.
Imagem: Huda Beauty
#5. Olhos sutilmente maquiados
Agora é a vez da linha d’agua superior. Aprimore sua maquiagem do dia-a-dia aplicando o lápis de olho – dessa vez preto ou marrom! – nessa região, bem rente aos cílios. Além de criar um efeito natural, essa técnica define melhor o contorno dos seus olhos e faz com que a base dos cílios pareça mais espessa.
Imagem: Beautylish
#6. Cílios curvados por mais tempo
Essa dica faz toda diferença para os seus cílios. Antes de aplicar o curvex, aqueça-o entre 3 e 5 segundos usando seu secador de cabelo. O calor funciona da mesma maneira que na chapinha ou babyliss e faz seus cílios ficarem curvados por muito mais tempo.
Importante: após aquecer, espere cerca de 10 a 15 segundos antes de aplica-lo para evitar queimaduras na pele ao redor dos olhos.
Imagem: Cosmopolitan
#7 A combinação perfeita
Usar base ou BB cream (ou CC, ou DD) da cor errada é um dos erros mais comuns – e um dos piores que você pode cometer. Não importa o quão bem aplicado ela está, se a cor não for a mesma do tom da sua pele o resultado será bem ruim.
Por isso, no momento de testar o tom certo para você, aplique o produto no pescoço. Isso porque essa região não fica tão exposta ao sol quanto seu rosto e é mais fácil descobrir qual a sua “verdadeira” cor.
Imagem: My Skin Pharmacy
#8 Lápis preto no lugar certo
Quando a gente passa lápis preto no olho vez ou outra rola uma insegurança: será que está inteiro? Será que borrou? Alguns produtos são bastante resistentes, principalmente os intitulados “à prova d’água”. Mas para garantir que a linha fique no lugar, basta aplicar uma camada bem fina de pó ou corretivo abaixo dela, criando uma espécie de barreira e prevenindo que o lápis escorra para onde não deveria.
Imagem: The Beauty Department
#9 Movimento certo
Embora a aplicação dos cremes hidratantes deva ser feitas no sentido “de baixo para cima”, para ajudar a retardar o surgimento de rugas e linhas finas, o mesmo não acontece com a maquiagem. A maioria de nós possui pêlos bem fininhos no rosto que tendem a crescer para baixo. Quando você aplica a maquiagem com movimentos ascendentes, os pêlos podem levantar e ficar bastante perceptíveis.
Por isso, siga o sentido natural deles quando for aplicar bases e corretivos.
Imagem: The Beauty Department
#10 Batom Duradouro
Dá para prolongar a duração do seu batom com um simples passo: após aplica-lo nos lábios, cubra sua boca com um lenço de papel e salpique pó por cima, com ajuda de um pincel. Além de “segurar” o batom por mais tempo, esse truque confere um tom mate super elegante.