Mais Moda

Entenda como combinar acessórios com as roupas e não erre mais

22 de agosto de 2018 Maurikatu

É comum que muitas mulheres tenham receio de errar quando o assunto é combinar acessórios com as roupas. Mais frequente ainda é encontrar combinações exageradas ou inadequadas para a ocasião. A boa notícia é que muitos desses erros podem ser corrigidos facilmente, para que o visual fique mais moderno e estiloso!

Então, gosta de estar antenada na moda? Quer entender de uma vez por todas como combinar acessórios com as suas roupas? Continue acompanhando o post e não erre mais!

O que considerar para escolher acessórios

Os acessórios são peças com grandes poderes — logo, têm grandes responsabilidades. Seu uso correto pode fazer com que você fique muito mais elegante e estilosa. Eles podem ser o centro das atenções de um look, por exemplo, ou chamar atenção para uma parte do corpo que você deseja valorizar.

Além disso, são muito variados os tipos e cores de acessórios existentes. Podemos citar os brincos, pulseiras, colares, anéis, bolsas, cintos, sapatos… até a maquiagem! Eles também podem ser coloridos, pretos ou brancos, dourados ou prateados, entre tantas outras cores.

Diante disso, saber usar a cor e o modelo certo na hora de montar o look pode ser essencial para o acerto.

O alvo de destaque

A princípio, defina um ponto-alvo para ser o destaque do seu look. A partir disso, a escolha do acessório será a que favorecer esse ponto do seu corpo.

Depois de dar preferência para um adorno principal, os outros vão agir como complementos a ele. Para isso, lembre-se da sutileza, a fim de não cometer exageros.

Um exemplo: para valorizar a área do colo, invista em um colar maior ou que tenha um pingente chamativo. Depois, opte por brincos, pulseiras e anéis mais moderados e menores.

O tipo de rosto

É imprescindível combinar o acessório com o seu tipo de rosto. Se o seu tem um formato mais arredondado, por exemplo, aposte em peças mais longas, para alongar a face. Já para os rostos mais finos ou de forma oval, o ideal é apostar em peças redondas e largas, a fim de trazer um maior equilíbrio.

Pessoas com maxilar mais destacado, por sua vez, que têm o rosto no formato quadrado, combinam com praticamente todos os tamanhos de acessórios.

O tom da pele

Também é essencial combinar o ornamento com o seu tom de pele. Peles mais claras e de matiz fria combinam mais com itens nas cores escuras, no geral, enquanto peles morenas ou negras, de matiz quente, vão bem com peças coloridas. Pessoas de origem ou traços orientais também podem investir mais nas cores frias.

Quanto às peças douradas e prateadas, o ideal é usar a cor prateada para os tons frios de pele, e acessórios dourados para matizes quentes. Ainda assim, não essa é uma regra fixa: a maioria das cores de pele combinam com ambos.

Além do mais, vale dizer que quebrou-se o mito de que só se pode usar acessórios prateados ou dourados — na verdade, o uso dos dois juntos pode dar muito certo! Apenas é preciso moderação. O recomendado aqui é escolher uma peça em uma coloração, e as outras, na sua complementar.

Como combinar acessórios, roupas e ocasiões diferentes

De fato, as dúvidas não param somente na combinação das roupas. Afinal, saber qual acessório usar para cada local ou momento também é um problema na hora de se vestir. Por isso, vejamos algumas dicas para combiná-los com suas roupas e ocasiões:

Roupas neutras

Para combinar acessórios com roupas neutras, aposte em cores fortes. Caso a vestimenta tenha coloração próxima do branco, por exemplo, itens de cores terrosas caem muito bem; para roupas com estampas, o ideal é usar tons sóbrios ou que combinem com algumas das cores da estampa.

Vale ressaltar, no entanto, a necessidade de prezar pelo equilíbrio do visual — assim você pode usá-lo tanto para trabalhar quanto para sair ou se divertir à noite.

Roupas esportivas

O conforto é outro ponto que o público feminino vem buscando cada vez mais. E, embora seja comum se pensar que peças esportivas são mais feias ou simples demais, esse pensamento está fora de moda há muito tempo!

A moda esportiva já ganhou espaço nos armários de todas, e as marcas que produziam roupas para esportes agora passaram a fabricar também peças fashionistas, para uso no cotidiano.

Assim, para atribuir mais estilo a esse look, invista em óculos de sol, bolsas, colares ou sapatos. Tente também combinar as suas cores com os tons da roupa, podendo usar a mesma coloração, uma contraposição ou tons próximos.

Roupas coloridas

Além dos trajes esportivos, o uso de roupas coloridas também é bastante comum no dia a dia, principalmente, o belo rosa millennial, não é? Então, para montar uma combinação seguindo essa tendência atual das cores, sinta-se livre para apostar em acessórios metalizados, de cores análogas ou até da mesma cor, compondo um look monocromático.

Decotes

Como vimos, os acessórios são uma ótima escolha para dar um destaque para uma parte específica do corpo. Então, para valorizar o decote, aposte em brincos e colares que acompanhem o seu formato.

Para combinar decotes de forma “V”, por exemplo, o ideal são os colares longos. Já para peças tomara-que-caia, investir em gargantilhas é o mais recomendado.

Ambiente de trabalho ou formal

Em um ambiente de trabalho, o ideal é usar peças mais sutis e discretas, principalmente se o emprego exige vestimenta formal. A mesma coisa serve para eventos de comportamento cerimonioso. Nesses casos, aposte em um só acessório, que dará um belo e sutil destaque para todo o seu look.

A maquiagem

Finalmente, a maquiagem também pode ser usada como um acessório, mas as suas cores precisam estar de acordo com as roupas. Para looks noturnos, invista em tons fortes na boca ou nos olhos; para ir ao trabalho ou passeios diurnos, procure usar uma make mais básica, com cores próximas ao nude.

Bom, depois destas dicas sobre como combinar acessórios, eu aposto que você está ansiosa para montar os seus looks fabulosos e modernos! É sempre bom lembrar que o equilíbrio traz a elegância necessária para o visual — portanto, evite exageros.

Agora que você já está antenada no assunto, que tal entrar em contato com a Maurikatu? Somos uma empresa de moda feminina que visa sempre a beleza e a satisfação de suas clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *